quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Minha Paixão ao Tetrafuel


Quando tirei a foto que ilustra esse post, minha intenção era a de poder sempre mostrar a “evolução” da quilometragem de meu carro. Mas para a atual data, ela já está bem ultrapassada. Porém, como ainda não tenho as fotos que irão compor um álbum sobre o meu possante, mostro essa aí mesmo. A data é do dia 13 de janeiro, data da última mensagem do mês passado e o meu carro estava com apenas sessenta e oito mil rodados. Depois dessa foto, troquei os pneus, comprei um GPS e parti com minha família para Minas Gerais, onde passamos uma semana em Ouro Preto, até nos enchermos de tanta igreja e museu que havia por lá. O carrinho, mais uma vez, deu provas de como guerreiro ele é. Mas já está sentindo um pouco do peso da idade, mesmo tendo somente não mais do que um ano e meio, o carro anda lento em subidas – tudo bem, estava cheio de mala das minhas mulheres megalomaníacas – mas conseguiu chegar lá numa boa, depois de ter rodado seiscentos quilômetros até a pousada. Essa viagem eu mostro depois, quando levar o meu carro para a próxima revisão e poder mostrar o resultado do que a ele aconteceu. Sinto, sim, uma trepidação no peito de aço em função daquelas ruas com calçamento Pé-de-moleque, que deixou o meu carro uma gelatina de molenga.

12 comentários:

  1. tb tenho um tetrafuel cinza 2008. carro maravilhoso hj ele tá com 60209 km e realmente vc nao mente quando diz q faz(roda) uns 190 km com 10 metros cúbicos. Sou de Fortaleza e sou apixonado pelo meu Siena tetra.

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  2. Opa !!! Concórdia - SC... Só troco meu siena tetrafuel por outro.. naum deu problema e só economia !!! Faz a diferença na hora de abastecer (GNV). Outro dia abasteci na argentina (gasolina pura) outra felicidade paguei em torno de 1,75 o litro e sem contar que fez 18 km/l (contra 15/16 na gasolina brasileira) facil na estrada

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  3. O problema da gasolina fora do brasil é que ela possui chumbo, o que a deixa mais econômica, mas é muito mais poluente. Esse é o problema.

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  4. Comprei um 2009/2010 com 100.000 Km rodados e depois de uma semana comigo o sistema deu pirepaque, o carro no sistema AUTO estava ligando bem mas quando acelerava ele morria, coloquei no sistema FLEX mas o sistema depois de um tempo passou sozinho pro modo AUTO e interrompeu de novo comigo na BR 324 a noite.
    Parei o carro e tive que dormir onde estava, mesmo com uns 30 litros de gasolina no tanque e o cilindro cheio de gás.
    As revisões de sistema de gás e mecânicas do carro estão todas em dia..
    Fiquei com medo do My Car Fiat.

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  5. Acabei de adquirir um siena tetrafuel 1.4 2007, queria saber se este carro precisa ser feita a vistoria do gás, pois antes eu tinha um outro com gás, mas não de fabrica e precisava fazer vistoria, agora tenho este tetrafuel e queria saber se precisa ou não fazer a vistoria do gás, se precisa do CSV?
    Obrigado em responder.
    leonardoanjosdias@gmail.com

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  6. Leonardo
    Sim. Precisa do CSV. Esse papo de que o kit gas de fábrica não precisa de vistoria do gás é lorota! Pelo menos aqui no RJ é anual. Não tem jeito! Vc "morre" em R$ 120,00 para obter o CSV e ainda tem que pagar outra quantia pelo licenceamento anual(CRLV) do Detran. Mas aqui tem uma grande vantagem também. O desconto no IPVA chega a razoáveis e honestos 75%...para quem tem carro a gas. Logo, vale muitíssimo a pena! Além disso, o carro é extremamente economico.Ok?

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  7. Não precisa não, pois esta vistoria e´só para carros MODIFICADOS FORA DA FÁBRICA e por isso a inspeção pelo INMETRO, como acontece com carros que sofrem quaisquer modificação, como blindagem ou tunagem de suspensão. Leonardo, com certeza estão te enrolando.

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  8. Marcio, antes da mais nada gostaria de te parabenizar pelo blog.
    Em seguida comentar contigo sobre esta "não obrigação de fazer" a Vistoria do Inmetro anual do TETRAFUEL, no meu caso GRANSIENA me gerou dúvidas que são as seguintes:
    Quando tu comprou o teu Tetra nunca submeteu ele a tais vistorias e sempre recebeu teu documento anual em casa? Nunca o não enviaram por falta da mesma?
    Liguei para uma agência credenciada nestas vistorias e me deram a seguinte explicação: " Se o Sr. tirou o seu veículo zero e ainda não completou 1 ano de uso tudo bem. Mas caso contrário, se seu veículo já tiver mais de um ano, o Sr. tem que fazer o cadastro aqui e assim realizar suas vistorias anuais. Minha dúvida: será que se eu não fizer este tal "cadastro" fico fora de fazer estas vistorias anuais e assim recebo do DETRAN os documentos todo ano? Será que não fazendo este cadastro na agência do INMETRO eles não contabilizam o veículo como com GNV no sistema do Detran e assim mandam o documento todo ano?
    Abração.
    Carlos.

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  9. Achei esta resolução na net que diz serem OBRIGATÓRIAS as revisões anuais, segue:
    RESOLUÇÃO Nº 280, DE 30 DE MAIO DE 2008
    Dispõe sobre a inspeção periódica do Sistema
    de Gás Natural instalado originalmente de
    fábrica, em veículo automotor.
    O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso das
    atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de
    1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro-CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de
    29 de maio de 2003, que trata da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e
    Considerando a necessidade de se estabelecer regras para instalação e inspeção
    periódica do sistema de alimentação de combustível a gás natural veicular – GNV,
    originalmente instalado nos veículos automotores;
    Considerando a regulamentação para a concessão do código de marca-modeloversão de veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e a
    emissão do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT, resolve:
    Art. 1
    o Os veículos automotores originais de fábrica homologados pelo
    Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN com sistema de alimentação de
    combustível para uso do gás natural veicular – GNV, devem ser objeto de Programas de
    Avaliação da Conformidade regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia,
    Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
    Parágrafo único. O Programa acima mencionado se refere aos componentes
    utilizados no sistema de GNV e às inspeções periódicas dos veículos, realizadas por
    Instituições Técnicas Licenciadas pelo DENATRAN.
    Art. 2º Os fabricantes e importadores de veículos automotores com sistema de
    alimentação de combustível para uso do GNV, ao obterem do DENATRAN o código de
    marca-modelo-versão, devem fornecer ao INMETRO as especificações técnicas referentes ao
    sistema GNV instalado no veículo.
    Parágrafo único. É obrigatória a realização de inspeção dos veículos a cada 12
    (doze) meses, contados a partir da data do primeiro registro e licenciamento do veículo.

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    Respostas
    1. Como é feita a aferição do gnv e gasolina do tetrafuel?

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  10. ALGUEM SABE, ONDE FAZER REVISÃO NO SIENA TETRA FUEL? O GNV NÃO CHEGA AO MOTOR DO CARRO
    AGRADEÇO
    E-MAIL: MARCELBENAK@HOTMAIL.COM

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